terça-feira, 21 de abril de 2009

Dia do livro


























O ‘‘Projeto Quero a Viva’’realizou nesta sexta-feira, dia 17 de abril, na escola Francisco Nunes Leitão uma atividade em comemoração ao dia do Livro. Os quinhentos e oitenta e sete alunos de primeira a quarto ano foram colocados de duas em duas turmas no pátio da escola,onde havia um acervo fantástico de livros infantis: desde os bíblicos até os clássicos do gênero,todos espalhados pelos chão e expostos em varais,ao alcance das mãos.
‘‘Fui eu mesma quem pediu para que o Jarbas (coordenador do projeto) trouxesse a primeira atividade para nossa escola. Como a maioria de nossos alunos é carente, uma iniciativa como essa é uma oportunidade que pode ser única, porque foi dada ás crianças a chance de vivenciar um contato mais prazeroso com a leitura, despertando-lhe um interesse que pode transformá-las em assíduas leitoras com o tempo’’Diz a diretora da escola, Ana Maria das Neves Costa.
Quem observasse a postura das crianças enquanto percorriam com os olhos curiosos os livros, veria a atenção de uma pelas ilustrações, a concentração de outras na interpretação das palavras, o cuidado que tinham ao pegar e devolver os matérias oferecidos.
Além de uma‘‘fuga dinâmica do universo ás vezes cansativo da sala de aula, o projeto proporcionou aos alunos um instante de lazer. Porque eles descobriram, na curta leitura que fizeram, uma forma de entretenimento na qual suas mais variadas capacidade, muitas das quais adormecidas pela falta de exercício: as crianças imaginaram, participaram das histórias que escolheram,criaram paralelos.
Logo o ‘‘Projeto Quero a Vida’’ passará a agir mais amplamente dentro da comunidade, com visitas periódicas ás escolas e com realização de atividades variadas para os jovens, num oferecimento de opções atraentes para este grupo especifico. A atividade realizada no dia dezessete. Intitulada ‘‘Ler uma Janela para o conhecimento’’, foi apenas um dos pontapés inicial, um primeiro passo que mostra a real possibilidade de execução do projeto traçado. Tudo é uma questão de esforço dos responsáveis daqui para frente.
Agora nos perguntamos quantas das quinhentos e oitenta e sete crianças foram tocadas pelas palavras realmente, quantas se sentirão curiosas quando estiveram diante de um livro, quantas terão força suficiente para aventurar-se em leitura de progressiva complexidade para fazer das palavras uma parte integrante do seu crescimento, Isso, entretanto, é uma escolha delas própria.

Mikéias de Menezes Lopes

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