terça-feira, 28 de abril de 2009

Quero a vida um caminho para a paz.



Grade parte da comunidade feijoense tomou para si o hábito de não acreditar simplesmente, de observar os fetos a partir de uma realidade que nos chega á distância de um mundo aparentemente oposto, que diz muito pouco sobre nós.
Mas, afinal de contas, qual é a realidade de Feijó?Não se sabe ao certo, mas, sem muito esforço, percebe-se um rasgo perigoso de ações corruptas, onde o tráfico e a violência passam a imperar em certos pontos desta cidade como uma forma de poder. As drogas já chegaram. As armas já estão aqui e nada parecer oferecer nem remotamente um caminho de retornos aos valores que, um dia fizeram de Feijó um lugar pacato.
A verdade é que a comparação entre o conflito vivido externamente a realidade local é um conforto falso, que esconde um crescimento translúcido da ação violenta, presente em todos os segmentos da sociedade.
Para uns, os problemas enfrentados são resultados do progresso vertiginoso que a cidade viveu nos últimos anos, para outros é a corruptibilidade que leva os setores que deverias cuidar da segurança da população a tornar-se, ele mesmo, uma ameaça. De uma forma geral, identificar as razões de um problema é um passo muito pequeno para a sua resolução porque só a ação conjunta e consciente da população pode levar a uma mudança de fato.
Receber a oportunidade de fazer parte de um grupo em formação, ciente de sua responsabilidade social, é uma forma de, através da colaboração do conjunto e de ações planejadas dentro do município, agir positivamente para o processo de conscientização e ocupação de uma parcela importante da sociedade, o que contribuirá para a diminuição progressiva dos altos níveis de violência registrada nos períodos que compreendem principalmente os finais de semana e feriados.
Tal oportunidade nos foi apresentada através do projeto Quero a Vida, que nos ofereceu uma escolha num só tempo individual e coletivo de participação eficaz na vida da comunidade feijoense.
Para tanto, contamos com a colaboração das escolas e da própria população.


Mikéias de Menezes Lopes

2 comentários:

  1. muito bacana Mikéias, parabéns!
    Bjus:Cleciane

    ResponderExcluir
  2. Mikéias,nada mais de suas belas palavras para falar de nosso pequeno município.Parabéns,por essa sua grande personalidade.
    bjus:Camila

    ResponderExcluir