terça-feira, 3 de novembro de 2009

Associação Feijoense de Capoeira Senzala-AFCS.
















A Capoeira vem conquistando espaço paulatinamente com o resgate da cultura Afro-brasileira.
No município de Feijó existe a cerca de onze anos; primeiro com o Grupo de Capoeira Senzala e, há dois anos e meio, com seu sucedâneo, a Associação Feijoense de Capoeira Senzala-AFCS, todo esse período sob a direção do Professor Antonio Carlos da Costa Lima - Babita.
A AFCS, através da Capoeira, exerce um trabalho social muito importante para a Comunidade: que é a orientação de crianças, adolescentes e jovens sobre drogas (lícitas e ilícitas), Violência, DST’s e Cidadania, pois é sabido que o esporte, seja ele qual for, conduzido e levado com responsabilidade e disciplina contribui sobremaneira para a formação do cidadão e da cidadã; transformando a realidade, melhorando a qualidade de vida e proporcionando o afastamento dessas pessoas do mundo das drogas e da prostituição.
A Associação Feijoense de Capoeira Senzala-AFCS com esse trabalho voluntário faz com que essas crianças, adolescentes e jovens tenham mais auto-estima, responsabilidade e interesse maior pelos estudos, mudando, para melhor, a forma de pensar e agir, transformando-os em futuros homens e mulheres de bem.
Com esse trabalho voluntário a AFCS conclama todos os segmentos da sociedade a se engajarem, contribuírem e somar esforços para conhecerem em profundidade os problemas que afetam essa parcela da população feijoense, principalmente os que vivem excluídos, pois se ficarmos indiferentes o custo social e financeiro torna-se muito elevado haja vista que esses problemas atingem também as famílias e gastar-se-á muito mais para promover a reintegração dos mesmos à sociedade.
A Associação Feijoense de Capoeira Senzala-AFCS reúne, de segunda-feira e sexta-feira, das 18h às 19h, crianças, adolescentes e jovens para aulas teóricas e práticas da Capoeira, além das acima citadas. Todos os domingos, das 17h às 19h, são realizadas Rodas de Capoeira no Contorno Beira-Rio, tornando-se atração no calendário cultural de Feijó, sob o comando do Professor Antonio Carlos da Costa Lima - Babita, um jovem que, com garra e superando todos os obstáculos que lhe são impostos, sacrificando inclusive sua vida pessoal e familiar, faz esse trabalho voluntário com o apoio de raríssimos empresários feijoenses.
A Associação Feijoense de Capoeira Senzala-AFCS é vinculada ao Grupo de Capoeira Senzala em Rio Branco-AC, sob supervisão do Professor Pavão que, por sua vez, é vinculada ao Grupo Senzala que existe há quarenta e oito anos, com sede em Brasília-DF, sob a direção do Mestre Amendoim que vem divulgando essa arte, esse esporte, essa dança por todo o Brasil e no exterior, tendo alunos em diversos países da América, Europa e Ásia e tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira, promover a inclusão social da população infanto-juvenil que está em situação de risco pessoal e social.

Um comentário:

  1. muito bom essas iniciativas do INSTITUTO FEIJÓ e ASSOCIAÇÃO FEIJOENSE DE CAPOEIRA SENZALA ,são essas parcerias que fazem a diferença em qualquer trabalho,seja ele voluntário ou não !!!PARABÉNS pelo INTITUTO!!! parabens pelas parcerias conquistadas !!!

    ResponderExcluir