sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cerca de dois milhões de crianças são vítimas de abuso e exploração sexual na América Latina e Caribe (Unicef, 2008). Esta violência contra a criança e adolescente leva à diversas outras violências, pois impede seu crescimento saudável. Viola a Doutrina da Proteção Integral, que advoga pela visão da criança como sujeito e não objeto de violência. Causa muitas marcas e feridas.

O Estatuto da Criança e Adolescente afirma em:

Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

A copa do mundo de 2014 atrairá milhares de turistas para o Brasil. Mas, também mais casos e impunidade de violência sexual, sendo que o turismo sexual contra as crianças e adolescentes é prática comum no Brasil. Estão surgindo diversas campanhas de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Diversos Estados no Brasil e a União, junto com o Ministério do Turismo vêm encampando diversas campanhas e políticas contra esta impunidade.

É necessário que o terceiro setor seja parceiro desta idéia: Um Brasil livre de exploração sexual. Importante para isto é a elaboração e o desenvolvimento de projetos socais que atuem desde a conscientização até o controle social, incentivando a família brasileira a ser fiscalizadora e protetora da infância.

Ainda segundo Estatuto da Criança e Adolescente.

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Pode ser um projeto de defesa da infância e relacionado ao turismo. Isto é, desenvolver projetos de turismo mostrando as belezas naturais do Brasil e o patrimônio cultural do nosso povo, afirmando que o Brasil defende suas crianças e seus adolescentes, sendo uma sociedade intolerante ao assalto de sua infância. É necessário mobilizar e encampar esta idéia ajudando no desenvolvimento social e econômico do Brasil. As crianças e os adolescentes não são o amanhã, mas sim o hoje da Nação.

Autor : Venâncio Guerreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário