segunda-feira, 17 de outubro de 2011

um terço de crianças fora da escola tem qualquer tipo de deficiência



Crianças com deficiência estão entre os grupos mais marginalizados da sociedade.
A afirmação é parte de um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, apresentado na Assembleia Geral da ONU, nesta quarta-feira.
EducaçãoSegundo o Unicef, a maioria das crianças que convivem com a deficiência não tem acesso à educação e cuidados de saúde, fica sem chances de brincar e adquirir cultura e sofre discriminação como se fossem um “fardo invisível”.
O Fundo da ONU afirmou ainda que ao ter uma deficiência, a criança acaba sendo excluída da sociedade por causa de várias barreiras. Entre elas, a falta de professores treinados, prejuízo, estigmas e incompreensão por parte dos pais, professores e da sociedade.
Menores nesta situação também estão mais propensos à violência, abusos e negligências por parte de adultos e outras crianças.
VacinasApesar de não ter estudos mais precisos sobre os casos de discriminação, o Unicef afirma que muitas crianças não têm acesso a serviços básicos de saúde, como por exemplo vacinas.
Ainda segundo o relatório do Unicef, crianças com deficiência sofrem com preconceito em todos os aspectos. O impacto pode ser desumano para elas fazendo com que direitos básicos sejam negados incluindo o direito à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário